sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O Programa Rio Rural, que é um projeto piloto para pesca artesanal, já foi implantado em Itaperuna. Prefeitura Municipal de Itaperuna, Emater Rio, Fundação Instituto da Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e Colônia de Pescadores Z-20, instalada na comunidade Ponte Preta, são parceiros neste projeto que está alcançando a segunda etapa de quatro. A primeira colônia a ser beneficiada com o Programa foi a Z-20, em seguida foi a colônia Nossa Senhora da Penha.
 O Prefeito Municipal de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques Rodrigues, sabe a importância da pesca no município e quer trabalhar ainda mais para o crescimento desta colônia e de outras também. “O alimento tão nutritivo e fundamental para a nossa saúde não pode ser deixado de lado. A pesca em Itaperuna é tão importante, pois estes pescadores estão conseguindo vender para a prefeitura o que eles pescam.” O pescado é servido na merenda escolar do município. O alimento é fonte saudável, enrique o cardápio nas escolas, beneficiando a saúde e o melhor desempenho nos estudos.
 O Secretário Municipal de Agricultura, Luiz Abertos Martins Azevedo, ajuda na orientação para execução do Programa Rio Rural em Itaperuna. Luiz Alberto esclarece como os pescadores participam do projeto e recebem ajuda financeira e com material para produção de barco, rede e também aquisição de freezers para armazenar o peixe.
Outro ponto importante do Projeto Rio Rural, que a Prefeitura Municipal de Itaperuna faz questão de apoiar, é o compromisso, que os pescadores beneficiados, precisam ter com o meio ambiente. Ao receberam R$2 mil e mais o material para a pesca, eles precisam proteger a área ambiental em que vivem. No caso de Itaperuna, a construção de um cemitério para abrigar resto de pesca como anzol e rede que serão descartados. Além de cuidarem da mata ciliar e recolher o lixo encontrado nas margens.

Das famílias de pescadores beneficiadas, dois irmãos estão investindo também no turismo rural em Itaperuna. Eles arrendaram um restaurante que fica na comunidade Ponte Preta e servem, aos fins de semana, peixes de diversas formas. Outro jeito de gerar renda na família.

Crédito para fotos: Marcelo Nunes Pereira

Departamento de Comunicação Prefeitura de Itaperuna

Nenhum comentário: