O Programa Rio Rural, que é um projeto piloto para pesca artesanal, já foi implantado em Itaperuna. Prefeitura Municipal de Itaperuna, Emater Rio, Fundação Instituto da Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e Colônia de Pescadores Z-20, instalada na comunidade Ponte Preta, são parceiros neste projeto que está alcançando a segunda etapa de quatro. A primeira colônia a ser beneficiada com o Programa foi a Z-20, em seguida foi a colônia Nossa Senhora da Penha.
 O Prefeito Municipal de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques Rodrigues, sabe a importância da pesca no município e quer trabalhar ainda mais para o crescimento desta colônia e de outras também. “O alimento tão nutritivo e fundamental para a nossa saúde não pode ser deixado de lado. A pesca em Itaperuna é tão importante, pois estes pescadores estão conseguindo vender para a prefeitura o que eles pescam.” O pescado é servido na merenda escolar do município. O alimento é fonte saudável, enrique o cardápio nas escolas, beneficiando a saúde e o melhor desempenho nos estudos.
 O Secretário Municipal de Agricultura, Luiz Abertos Martins Azevedo, ajuda na orientação para execução do Programa Rio Rural em Itaperuna. Luiz Alberto esclarece como os pescadores participam do projeto e recebem ajuda financeira e com material para produção de barco, rede e também aquisição de freezers para armazenar o peixe.
Outro ponto importante do Projeto Rio Rural, que a Prefeitura Municipal de Itaperuna faz questão de apoiar, é o compromisso, que os pescadores beneficiados, precisam ter com o meio ambiente. Ao receberam R$2 mil e mais o material para a pesca, eles precisam proteger a área ambiental em que vivem. No caso de Itaperuna, a construção de um cemitério para abrigar resto de pesca como anzol e rede que serão descartados. Além de cuidarem da mata ciliar e recolher o lixo encontrado nas margens.

Das famílias de pescadores beneficiadas, dois irmãos estão investindo também no turismo rural em Itaperuna. Eles arrendaram um restaurante que fica na comunidade Ponte Preta e servem, aos fins de semana, peixes de diversas formas. Outro jeito de gerar renda na família.

Crédito para fotos: Marcelo Nunes Pereira

Departamento de Comunicação Prefeitura de Itaperuna

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SER VIVENTE,...HUMANIDADE

RJ deve quitar pagamento do salário de novembro apenas em janeiro

“Dia da Provação”....Deus Cuida de Nós!!!