VEREADORES DE 50 MUNICÍPIOS PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO NA ELERJ

Vereadores eleitos no ano passado participaram, nesta segunda-feira (25/02), do primeiro dia do Programa de Formação e Integração dos Vereadores Eleitos, oferecido gratuitamente pela Escola do Legislativo do Estado do Rio (Elerj). A aula inaugural contou com a presença de mais de 100 vereadores, de 50 municípios do estado, que irão discutir, ao longo do programa, questões que fazem parte do dia a dia destes legisladores, tais como a fiscalização das ações do Executivo e a elaboração do orçamento e de projetos de lei. Presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o deputado Paulo Melo (PMDB) participou da abertura do curso e afirmou que os vereadores são a base da pirâmide política. "O vereador é quem atende diretamente a população. Na maioria dos municípios os vereadores usam suas próprias casas como gabinete. Os vereadores são a ligação direta entre a sociedade e o poder público", afirmou.
Representante de Mangaratiba, Cecília Ribeiro Cabral (PT) está em seu primeiro mandato e é a única mulher na Câmara Municipal de sua cidade. Ela considerou importante a participação de todos, inclusive de quem já conta com experiência no Legislativo. "Todos os doze vereadores de Mangaratiba estão participando do curso. Mesmo os que não estão no primeiro mandato quiseram vir, pois determinadas situações que são explicadas aqui podem estar ocorrendo no nosso município", frisou. O coordenador-geral da Elerj, deputado Gilberto Palmares (PT), falou sobre o sucesso do curso. "Estamos muito felizes com a quantidade de inscrições, que superou todas as expectativas", comentou. Palmares acredita que a Escola está cumprindo um desafio. "Estamos conseguindo nos interiorizar, sendo importante para as câmaras municipais. Os vereadores estão tomando consciência de que precisam se qualificar cada vez mais para melhorar sua atuação junto à sociedade", disse.
O evento contou ainda com a presença do presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), Florian Madruga, que destacou que poucas assembleias legislativas promovem esse tipo de encontro, com a adesão de tantos vereadores. Madruga classificou o Programa de Formação e Integração dos Vereadores Eleitos como um exemplo que deve ser seguido pelas outras escolas. "É um evento que deve ser estimulado devido à integração que ele promove e também pelo grande interesse que os vereadores têm em aprender", enfatizou.
(texto de Bárbara Souza)
Pedro Motta Lima
Diretoria de Comunicação Social da Alerj

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cura do Câncer Porque Ainda não Foi Divulgada devidamente?????

QUAL A DIFERENÇA DE RELIGIÃO PARA SEITA?